A França é bicampeã da copa do mundo.
A copa do mundo da seleção francesa foi como os primeiros 20 minutos da final, entrega a bola pro adversário e se defende até utilizar o contra ataque e PAHHHHH, gol!
No jogo contra o Peru, pela primeira fase da copa, a seleção francesa venceu por 2 a 1 e teve 43% de posse de bola. Nas oitavas contra a Argentina, teve medíocres 39% de posse de bola e mesmo assim passou para as quartas. Contra a Bélgica então, teve 36% de posse de bola. Isso mostra o quanto a seleção francesa, ainda traumatizada pela derrota na Eurocopa em casa, definiu esse estilo de jogo para se livrar do vexame que teve em 16.
Especificamente no jogo da final, a seleção francesa usou e abusou desse método. Teve 34% de posse de bola e quando fez o primeiro gol já imaginávamos como seria a decisão. Parecia que a seleção Croata poderia ficar 20 horas tocando a bola, que não entraria na defesa francesa e iria tomar 4 gols a cada 90 minutos.
Mesmo tomando um gol na falha de seu goleiro, a seleção francesa nessa altura já vencia por 4 a 2, e encaminhava para o seu segundo título.
A França agora entra no seleto grupo de bicampeãs. E em minha opinião entra no hall de camisas pesadas das seleções mundiais
Allez les Bleus
PONDERAÇÕES
Antes que os letrados do futebol comecem a zurrar sobre a organização do futebol francês, ou das 3 finais nas últimas 6 copas, ou do conceito de futebol defensivo, trago os contrapontos dos “gênios” do jornalismo.
Para aqueles que adoraram o estilo francês de jogar, é importante que se diga que o tenebroso técnico Dunga fez isso muito bem na copa de 2010 e foi massacrado pela maioria dos jornalistas esportivos, muito em função do histórico da seleção brasileira de jogo bonito e blá blá blá. A seleção francesa pode, a seleção brasileira não.
A seleção francesa é campeã da copa da Rússia, será comparada a seleção alemã, pode esperar. Mas não caia nessa onda. Diferente da Alemanha que se preparou para o campeonato de 14, fazendo sua liga nacional ficar mais forte, alimentar e priorizar a categoria de base, distribuir melhor as cotas de TV para os clubes e por conseqüência melhorar todo o futebol, o campeonato francês ao contrário do alemão, é um dos mais fracos campeonatos da Europa. O PSG quando não esta muito afim, até da chance para equipes ao menos disputarem o campeonato. E durante muito tempo o Lyon também dominava o campeonato. Quando quer, o PSG usa apenas o campeonato para preparação para a Champions League. Mas é claro que vão achar algum motivo pra dizer que o campeonato francês é um baita campeonato, mas isso por que é um campeonato europeu, mas se fosse outro…

Muito se falou sobre as 3 finais nas últimas 6 copas, mas se esquecem dos vexames na copa de 2002 e 2010. Em 2002 a seleção francesa era a atual campeã e foi eliminada na primeira fase, um vexame histórico. Ou as brigas que a seleção francesa protagonizou, escândalos entre jogadores, envolvendo coisas pesadas, mas isso não você não verá nos programas…
Fato é, não se paute por opiniões que você vê por ai, tenha a sua opinião e não seja levado por meros letrados que nunca sentaram o bumbum num banco de reservas. Eu sentei, principalmente no banco, era muito ruim.
Parabéns a França
LUÍS FELIPE TIAGO MELO