Lula propõe ônibus gratuito nos fins de semana e Flávio Bolsonaro ironiza: “A picanha tá vindo de ônibus”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a intenção de encaminhar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para garantir transporte público gratuito aos fins de semana em todo o Brasil. A iniciativa, segundo o presidente, seria financiada com recursos de emendas parlamentares.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15) e recebeu críticas do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que ironizou a proposta ao relacioná-la à promessa de Lula de ampliar o acesso dos brasileiros à picanha.
Durante o pronunciamento, Lula afirmou que a gratuidade no transporte público permitiria aos trabalhadores aproveitar melhor os dias de descanso, com mais oportunidades de lazer, passeios e visitas a familiares.
A declaração ocorreu após a aprovação, pelo Senado, da proposta que prevê o fim da escala de trabalho 6×1, modelo em que o trabalhador tem um dia de descanso a cada seis dias trabalhados.
Lula cita emendas parlamentares como fonte de recursos
Ao defender a iniciativa, o presidente afirmou que pretende buscar uma parceria com o Congresso Nacional para viabilizar o financiamento da medida por meio das emendas parlamentares.
“Vamos compartilhar com as emendas parlamentares para a gente poder garantir que o povo vai passear”, declarou Lula.
O presidente também relacionou a proposta aos possíveis benefícios da ampliação do período de descanso dos trabalhadores, argumentando que o transporte gratuito facilitaria o deslocamento da população nos fins de semana.
Apesar do anúncio, Lula não apresentou uma estimativa dos custos da medida para os cofres públicos nem detalhou como seria a distribuição dos recursos entre os municípios.
Flávio Bolsonaro faz ironia com promessa de Lula
A proposta foi criticada por Flávio Bolsonaro durante uma transmissão ao vivo com o deputado federal Nikolas Ferreira e o senador Guilherme Derrite (PP-SP).
Na ocasião, Flávio associou a promessa de transporte gratuito à declaração de Lula sobre o acesso da população à carne, especialmente à picanha.
“Hoje o Lula prometeu que vai dar ônibus de graça aí, né? E agora a gente descobriu por que é que a picanha ainda não chegou. Porque a picanha tá vindo de ônibus”, afirmou o senador.
Flávio também questionou a viabilidade da iniciativa e disse acreditar que a promessa não será cumprida.
“Ele tá prometendo tudo que ele não vai entregar. Agora ele perdeu a linha de novo, tá prometendo ônibus de graça que não vai entregar também. Será que tem gente que acredita nisso?”, declarou.
A proposta de gratuidade no transporte público ainda depende de apresentação e tramitação no Congresso Nacional. Até o momento do anúncio, não haviam sido divulgados detalhes sobre os custos, os critérios de implementação e o modelo de financiamento da medida.
