Tanque do Exército trafega na contramão e passa por cima de carro em Ponta Grossa (PR)
Ponta Grossa (PR), 3 de julho de 2025 – Um tanque do Exército Brasileiro passou por cima de um carro estacionado ao trafegar na contramão em uma rua movimentada de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. O acidente foi registrado na tarde desta quinta-feira (3) e foi flagrado por câmeras de segurança da região.
As imagens mostram um comboio militar trafegando pela Rua Siqueira Campos, escoltado por motos e uma viatura da Polícia do Exército. Em determinado momento, um dos blindados perde o controle e passa por cima da lateral de um carro, destruindo o veículo. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Militares estavam a caminho de campo de instrução
De acordo com nota oficial do Exército, os veículos militares haviam saído do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB) e seguiam em direção ao Campo de Instrução General Calazans, localizado a cerca de 5,3 km do quartel. A operação estava sob responsabilidade do 25º Pelotão de Polícia do Exército, que informou ter adotado todas as medidas de segurança previstas.
“Ao trafegar pela Rua Siqueira Campos, no trecho entre a Av. Carlos Cavalcanti e a Rua João Ribeiro, uma das viaturas blindadas do comboio colidiu lateralmente com dois veículos civis que estavam estacionados”, informou a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.
Investigação foi instaurada
O Comando da 5ª Brigada informou que uma investigação foi instaurada para apurar as circunstâncias e eventuais responsabilidades pelo acidente. Ainda não foi esclarecido o motivo pelo qual os tanques estavam trafegando na contramão da via.
A Superintendência de Trânsito e Segurança Viária de Ponta Grossa também foi acionada e esteve no local para registrar a ocorrência.
Legislação não especifica regras para veículos militares
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não há normas específicas que regulamentem o deslocamento de viaturas militares blindadas em áreas urbanas, o que pode gerar lacunas na responsabilização em casos como esse.
Apesar dos danos materiais significativos, nenhuma vítima foi registrada, e os envolvidos aguardam a conclusão do inquérito militar para responsabilização e possível reparação dos danos.

